Um projeto desenvolvido em Mineiros, no Sudoeste de Goiás, será um dos destaques brasileiros na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que começa nesta segunda-feira (10), em Belém (PA). A professora Karine Lopes, da Escola do Futuro de Goiás (EFG) Raul Brandão, será homenageada com o Troféu Destaque “Rede Mulher Florestal”, que reconhece mulheres com iniciativas inovadoras voltadas à preservação ambiental.
Karine é idealizadora e fundadora da startup Naturicap, responsável pela criação de cápsulas biodegradáveis lançadas por drones modelo XFLY X800 que permitem o plantio automatizado de árvores. A tecnologia, fruto de mais de sete anos de pesquisa, reduz custos, acelera o reflorestamento e elimina resíduos, utilizando materiais orgânicos que abrigam sementes nativas e nutrientes para regeneração de áreas degradadas.
O projeto, que teve origem em pesquisas de mestrado e doutorado, foi selecionado em um edital da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) voltado a soluções tecnológicas para recuperação ambiental. Agora, chega à COP30 como exemplo de bioinovação brasileira aplicada à sustentabilidade.
“Esse resultado é fruto de anos de pesquisa e dedicação. É muito gratificante ver um projeto que começou na universidade se transformar em uma tecnologia capaz de gerar impacto ambiental positivo e inspirar outras pessoas”, afirmou Karine Lopes, em entrevista ao Jornal Opção.